Trancoso

Estátisticas

Clima: Semi - tropical úmido
Temp.: 25ºC média
Chuvas: maio a junho
DDD: (73)

Eventos

 

praia trancoso 02 tur trancoso 02
Detalhes

O distrito de Trancoso nasceu de uma antiga aldeia jesuíta, do século XVI, denominada São João Batista dos Índios. Naturalmente rica de árvores centenárias, como jaqueiras, mangueiras, amendoeiras e jacarandás, esta região emoldurada por ricas vegetações da flora e que dão ao local, um clima muito especial, que favorece sobremaneira a qualidade de vida do ser humano.

 

Trancoso, ainda considerada Vila, mantem-se até hoje, como um dos últimos exemplares, ainda conservados, das primeira povoações do Brasil. Situa-se no alto de um outeiro - de onde se vislumbra um cenário de praias, falésias, foz de rios e coqueirais - a 26 quilômetros de Porto Seguro. O acesso é feito através de estrada de terra e por asfalto. A planta urbana da Vila tem o traçado típico da época dos jesuítas, ou seja, um grande retângulo. Num de seus vértices, encontra-se a igreja de São João Batista e complementando o desenho urbano, casas construídas em linha reta, baixas e geminadas, em torno uma grande praça, hoje, denominada “Quadrado”. A aldeia de São João Batista dos Índios, Trancoso, foi fundada com a finalidade de, na época, defender a aldeia dos contrabandistas de pau-brasil que chegavam pelo litoral. Trancoso é hoje, um dos mais valiosos sítios históricos dentro da Costa do Descobrimento.

 

Passados 500 anos, a Vila se transformou num dos grandes pólos de investimento de grandes grupos hoteleiros do Brasil e da Europa. Cravada numa área densa da Mata Atlântica, Trancoso possui ainda, belíssimas praias, algumas delas, mais distantes da Vila, ainda desertas, são usadas para a prática do naturismo. O lugar, possui também vida noturna agitada. É o local escolhido pelas “celebridades” artísticas do Brasil e de todo o mundo, especialmente por artistas famosos de Hollyood, do Rock, da Moda como Robert De Niro, Space Girls, Naomi Campbell, Tom Jobim, Vinicius, Gal Costa, Elba Ramalho, Luiz Melodia, Djavan, Ciclete com Banana e tantos e tantos outros.