Porto Seguro

Estátisticas
População estimada 2012 - 149.000
Área da unid. territorial (km²) 2.409
Clima: úmido
Temp.: 25ºC média
Chuvas: maio a junho
DDD: (73)
Feriados
Festa de São Sebastião 11 e 12/01
Descobrimento do Brasil 22/04
Aniversário da Cidade 30/06
Nossa Senhora D'Ajuda 15/08
Nossa Senhora da Pena 08/09

 

praia porto 05 tur porto 04
Detalhes

Porto Seguro, no sul da Bahia, considerada a “terra mater” do País, é uma cidade historicamente rica. Nela, concentram-se os dados fundamentais que permeiam o descobrimento do Brasil, há 500 anos.

 

Primeira cidade onde aportaram os portugueses, através de suas caravelas, comandadas por Pedro Álvares Cabral.Ainda hoje, vários marcos da história brasileira testemunham intactos, solenes, o início da trajetória econômica, social e cultural do povo brasileiro.

 

Hoje, inserida nestes tempos atuais, Porto Seguro mantem-se como referência histórica e, ao mesmo tempo, oferece aos seus habitantes, e aqueles que a visitam, uma infra-estrutura turística ampla em opções. Desde o turismo histórico até aos atuais esportes radicais, Porto Seguro recebe hoje, turistas de todo o mundo e de todas as partes do País.

 

A cidade oferece um leque de opções àqueles que a visitam. Ecoturismo, esportes radicais ou não, passeios pela exuberante Mata Atlântica, passeios marítimos a vários pontos geográficos dos seus 90 quilômetros de praia protegidas por recifes de corais, além dos seus rios, riachos e enseadas que se alongam pela Costa do Descobrimento.

 

Porto Seguro hoje, “funciona” praticamente 24 horas ininterruptas. Uma vida intensa, que inicia de manhã sob o sol nas barracas de praia e entra noite e madrugada afora. Seus restaurantes com pratos e sabores do mundo inteiro e, essencialmente, seus pratos de comidas típicas e aperitivos de vários sabores, feitos com frutas nativas. Uma grande quantidade de bares, casas noturnas, festas típicas “seguram” as noite e as madrugadas. Tudo isso, acontecendo no perímetro urbano, não só de Porto Seguro, como de Arraial d´Ajuda, Trancoso, Sta. Cruz Cabrália, Caraíva, Corumbau, Corumuxatiba e várias aldeias de pescadores etc., se estendendo por suas respectivas orlas ou praias.

 

Durante o dia, além de suas belíssimas praias, Porto Seguro oferece também formidáveis passeios, organizados pelas agências de turismo, ao Recife de Fora, Coroa Alta, Mata Atlântica, Trancoso, Caraíva e tantos outros. Os adeptos do ar têm como curtir seu lazer, no clube de ultraleves. O turista pode voar em ultraleves ou helicópteros e vislumbrar, de cima, a beleza do cenário de toda a Costa do Descobrimento.

 

À noite, “tudo começa” na Passarela do Álcool onde são armadas dezenas de barracas que vendem os mais variados coquetéis de frutas com destaque para o famoso “capeta”, e outros drinques de bebidas feitas à base de suco de frutas nativas. A decoração destas barracas prima pelos arranjos de frutas que chamam a atenção dos turistas do mundo inteiro.

 

O comércio em Porto Seguro tem um horário atípico. Muitos shoppings e lojas de artesanato funcionam até a meia-noite. Para quem gosta de sofisticação, há restaurantes especializados em comida francesa, japonesa, italiana, grega, espanhola etc. Para quem faz a opção de comer bem e barato, os restaurantes de comida a quilo oferecem as melhores opções, no centro da cidade ou na orla, com variedades de pratos quentes, saladas, além das saborosas sobremesas. E a noite se estende pela orla com muito reggae, festas e música ao vivo na maioria dos restaurantes e barracas de praias. Diversas barracas de grande porte realizam shows com atrações nacionais e até internacionais. Enfim, Porto Seguro, no Sul da Bahia é, essencialmente, um point para o “no stress”. Marcante, logo, inesquecível.