Belmonte

Estátisticas
População estimada 2012 - 18.986
Área da unid. territorial (km²) 2.010
Clima: úmido
Temp.: 25ºC média
Chuvas: maio a junho
DDD: (73)
Feriados

23/05 Aniversário da Cidade
16/07 Festa de Nossa Senhora do Carmo

 

praias belmonte 02 pontos turisticos belmonte 07
Detalhes

Localizado numa planície entre o rio Jequitinhonha e o oceano Atlântico, Belmonte resplandeceu no período rico do ciclo do cacau, no final do século XIX.

 

Este município possui uma beleza natural ímpar. Bem na foz do rio Jequitinhonha, circunscrito em sua bela geografia existem manguezais de rara beleza. Embora manguezal, chama a atenção a atuação da natureza nesta vegetação típica do lugar, onde se vê caules retorcidos, com o emaranhado de seus galhos rugosos e raízes entrelaçadas à mostra, além de uma fauna riquíssima. Existem dados da História, que apontam suas ervas flutuantes, seus troncos de árvores e raízes como os primeiros “sinais de terra” avistados pela esquadra de Cabral. Algumas informações históricas indicam que Cabral teria partido do rio Jequitinhonha (que há 500 anos deveria ser muito mais caudaloso), e no percurso, teria arrastado espécies da Mata Atlântica que ficaram boiando pelas correntes marinhas, disseminando a vegetação por toda a região.

 

Dotada de infra-estrutura de apoio ao turista, Belmonte é conhecida como a “Capital do Guaiamum”, nome dado a uma espécie de caranguejo – saborosa iguaria regional - bastante encontrado na região. As cheias do rio Jequitinhonha carregam argila para os solos avermelhados das margens do rio, que adquirem a umidade que propicia um ciclo mais curto de produção, o que redunda em farta e abundante criação destes crustáceos de coloração azul.