Arraial D'Ajuda

Estátisticas

Clima: Semi - tropical úmido
Temp.: 25ºC média
Chuvas: maio a junho
DDD: (73)

Feriados

06/1 Folia de Reis
20/1 Festa de São Sebastião
02/2 Festa de Iemanjá
03/2 Festa de São Brás
06 a 15/ 08 Festa de Nossa Senhora d’Ajuda
27/ 09 Festa de Cosme e Damião

praias arraial 01 ponto turistico arraial 01
Detalhes

Descoberto pelos hippies na década de 70, o Arraial d´Ajuda ganhou fama que extrapolou as fronteiras e se transformou num pólo internacional de turismo. Sua simplicidade elegante, seduz a todos pela sua atmosfera especial, motivo pelo qual, pessoas dos mais diversos países chegaram e muitos deles se estabeleceram, transformando o Arraial num dos points mais famosos do mundo, fundamentalmente, pela sua localização geográfica, pela sua beleza natural e arquitetônica.

A presença das falésias que beiram o mar e dos recifes que formam maravilhosas piscinas naturais de água morna, as praias do Apaga-fogo, Araçaípe, Mucugê, Pitinga e Taípe integram uma das paisagens mais bonitas do sul da Bahia, redundando num roteiro inesquecível para aqueles que visitam o Arraial. Estas praias, são “abraçadas” pela Mata Atlântica, que se mantém praticamente intacta. O visitante pode curtir estas praias ouvindo o canto dos pássaros que fazem desta região, habitat natural.

Arraial d´Ajuda, no alto de uma falésia, proporciona uma vista panorâmica da Costa do Descobrimento, simplesmente deslumbrante. Desta visão ampla da Costa, nota-se, de perto, as nuances entre o discreto e o extravagante charme que encanta e reúne tribos do mundo inteiro. Suas ruas são estreitas, com trechos calçados e outros não, compondo o “ar” romântico do lugar, interage com as pequenas pousadas, aconchegantes, rústicas e confortáveis e com os restaurantes charmosos, instalados em casas antigas e primitivas, decorados com o mais fino bom gosto. A degustação ali, se faz com os sabores e especiarias das comidas de vários locais do mundo, além, óbvio, dos saborosos pratos nativos, feitos com a forte presença de frutos do mar.

O estilo de vida no Arraial “quebra” completamente os padrões convencionais de comportamento. A moda é miscigenada, logo, livre e muito descontraída. Nas galerias e mini shoppings - que começam a funcionar nos finais de tarde entrando noite a fora, até por volta da meia-noite - é comum fazer compras que podem ir desde um simples biquíni a um rústico ou sofisticado souvenir. Por ser imperdível, é quase que obrigatório “matar” a noite nas boates, onde entra-se descontraidamente de bermuda ou short. Nas praias, ver o nascer e o pôr-do-sol está inserido no cotidiano de quem mora ou visita o Arraial D´Ajuda. Nas praias, fazem parte da infra-estrutura, barracas muito bem montadas, onde se bebe e se come de tudo. Aulas de lambaeróbica em algumas dessas praias, são um convite à descontração. À noite aqui, não foi feita pra dormir, foi feita pra curtir, porque, “lá pelas tantas”, começa um luau aqui outro luau ali, shows de capoeira e de maculelê e, quando se pensa em “dar um tempo”, o dia está amanhecendo pra tudo começar de novo.